Voluntariado edp



Entrar no site

  •  
     


Perguntas Frequentes

O Programa de Voluntariado EDP (PVEDP), lançado no âmbito do Ano Europeu do Voluntariado (2011), está em linha com os objectivos estratégicos do Grupo, que tem na Sustentabilidade um dos seus pilares centrais.
O Programa baseia-se em protocolos estabelecidos com parceiros interessados, de forma a criar uma "Bolsa de Oportunidades e Voluntários", na qual os colaboradores se poderão inscrever. As inscrições serão feitas através do site do Programa de Voluntariado, que estará disponível brevemente, e que lhe permitirá conhecer parceiros e projetos, entre muitas outras coisas.
O objectivo do Programa é ser o mais motivador e organizado possível para todos, por isso providenciará acompanhamento regular e avaliação a parceiros e voluntários assim como formação adequada a ambos. Esta formação é fundamental para garantir um elevado nível de exigência e de alinhamento entre todos que serão parte do Programa.
Os princípios do voluntariado fazem parte da cultura da EDP e são concretizados com a disponibilização de, em média, quatro horas mensais a cada um dos seus colaboradores para a realização de ações de voluntariado em horário de trabalho (vide mais informações em "5.O que é a bolsa de horas de voluntariado?").

 

Devido à sua relevância estratégica o Programa de Voluntariado EDP  está presente nas várias empresas e Geografias do Grupo EDP.

 

  • Reforçar o espírito de solidariedade e entreajuda nos colaboradores EDP;
  • Promover uma cultura de responsabilidade social e de cidadania empresarial;
  • Retribuir às comunidades das quais a EDP faz parte;
  • Ser um exemplo e referência de uma “Empresa Solidária”;
  • Colaborar para o desenvolvimento sustentável dos países em que a EDP está presente;
  • Cumprir com os valores estratégicos da EDP de sustentabilidade, visando a melhoria da qualidade de vida das gerações atuais e futuras.

 

Os passos para participar do Programa são os seguintes:

  1. Realizar a sua inscrição no Programa de Voluntariado EDP no Portal do Voluntariado (www.voluntariado.edp.pt);
  2. Participar da Formação no Programa de Voluntariado EDP;
  3. Verificar entre as oportunidades de voluntariado divulgadas no Portal em qual delas gostaria de participar;
  4. Realizar a sua inscrição numa iniciativa de Voluntariado;
  5. Partilhar com a sua hierarquia a sua motivação para participar desta atividade;
  6. Aguardar a resposta da validação da sua inscrição;
  7. Realizar uma entrevista/reunião na Organização Parceira (esta deve entrar em contacto com o voluntário EDP para marcar a entrevista inicial num prazo de até 2 semanas);
  8. Aguardar feedback da Organização Parceira para, em caso positivo, iniciar atividade de voluntariado;
  9. Receber formação/orientações da Organização Parceira sobre como realizar a atividade;
  10. Após o término da atividade, preencher formulário de feedback enviado ao seu mail sobre como foi a sua experiência. A Organização Parceira também fornecerá à EDP um feedback sobre a sua atuação como voluntário.

 

A EDP criou uma bolsa de horas para utilização em ações de voluntariado. Esta bolsa é gerida a nível departamental e reúne uma média de 4 horas úteis por colaborador, que multiplicadas pelo número de pessoas da equipa, resulta no total de horas disponíveis para usufruto do departamento. No máximo, cada colaborador pode dedicar 8 horas por mês a este tipo de iniciativas. Poderá ainda ser possível a participação em ações que envolvam períodos superiores, sendo que estas necessitarão de autorização superior.
A Organização Parceira comunicará à EDP regularmente as presenças dos voluntários EDP. Os voluntários EDP são responsáveis por cumprir as regras da organização, realçando-se neste ponto todos os procedimentos de controlo de presenças e horários.

 

O colaborador EDP que se ausente do seu trabalho em iniciativas de voluntariado devidamente autorizadas deverá justificar as suas ausências, por papel ou em Quiosque sempre usando o código 0780, de forma a que essas horas possam ser contabilizadas em SAP. É importante que mesmo os colaboradores que têm isenção de horário façam essa justificação em Quiosque.

 

Utilize o endereço de e-mail voluntariado@edp.pt para deixar as suas sugestões ou dúvidas.