Voluntariado edp



Entrar no site

  •  
     


Voluntariado edp > Visão do Voluntariado EDP

Visão do Voluntariado EDP

 

 

As empresas têm um papel a desempenhar muito importante na capacidade de afirmação da sociedade civil, na procura contínua de novas soluções para, entre o Estado e o Mercado, responder a velhos problemas.

Não se trata de retribuir o que a sociedade dá à empresa, mas de nos tornarmos também protagonistas da mudança de comportamentos colectivos.
 
A maior empresa portuguesa só o é, de facto, quando os portugueses a sentem como sua e essa capacidade de gerar uma relação de pertença com as comunidades será, a prazo, um factor de competitividade empresarial.
 
O voluntariado é uma forma poderosa de abrir a empresa à sociedade e de criar sentimentos de pertença e de confiança junto das populações.
 
A grande vantagem de organizar, através de uma empresa, algo que nasce de uma vontade espontânea e individual dos seus colaboradores, é a capacidade de programar, gerir e dar um conteúdo estratégico ao voluntariado – o que amplia impactos sociais e permite capacitar de forma estruturada as instituições do Terceiro Sector.

 No Grupo EDP, o Programa Voluntariado está assente numa dupla perspectiva: 

. investir o capital humano na sociedade;
. colocar o voluntariado no centro das políticas de recursos humanos.
 
Para isso, criámos uma bolsa de horas que possibilita que cada colaborador possa canalizar uma parte do seu tempo de trabalho para participar em iniciativas de voluntariado. Implementamos uma plataforma de gestão entre a “oferta” e a “procura” de voluntariado por parte das Instituições sociais que se constituem como parceiras do Programa de Voluntariado do Grupo EDP. E estimulamos o voluntariado de competências assente na prestação de serviços profissionais ou semi-profissionais ao serviço que respondem a necessidades das organizações sociais parceiras.

O Programa de Voluntariado foi adoptado nos vários países onde a EDP está presente.